5 VALORES PARA RECOMEÇAR COM SUCESSO

5 VALORES PARA RECOMEÇAR COM SUCESSO
1 de janeiro de 2021 Comentários Artigos,Box HOME,Noticias HOME Marciel Diniz
Não é novidade que a nossa vida se move através das importâncias que damos às coisas ou às pessoas que passam por ela. Tudo o que fazemos é porque de fato priorizamos, nada que é feito por nós, mesmo que sem perceber, é realizado, se não for verdadeiramente importante: Comer, trabalhar, passear, etc.
Valores é conversa séria porque durante todo ano a vida se moveu através deles, quer você percebeu, quer não. Estas dastas (31de dezembro, 1 de janeiro) é oportuna para refletirmos em recomeços, mas claro que não será a “mágica da virada” que fará seu 2021 melhor, como não fez melhor o 2020, é a vivência de verdadeiros valores que o farão.  Mesmo diante daquilo que mais se pareceram com derrotas em nossas vidas: “Ele será infinitamente misericordioso com nossos fracassos repetidos”, disse acertadamente C.S Lewis.
Aqui, diante de um momento tão difícil e decisivo, algumas perguntas são cruciais: “Quais são os valores de quem deseja recomeçar com sucesso?”, “Quais são as prioridades de quem vive a vida com sabedoria?”. Vamos reconhecer os significados e prática dos valores que nos podem fazer recomeçar, sempre com sucesso.
1. Recomeçar com sucesso é recomeçar com discernimento
Provérbios é o livro da busca pela sabedoria, da busca por uma vida bem sucedida. Para esse famoso livro de sabedoria, o conhecimento pleno é aquele que vem do alto aplicado na vida em todos seus aspectos: O temor do Senhor é o princípio do conhecimento (Pv 1:7)
Discernimento é compreensão, entendimento da vontade de Deus misturado com a prática dessa vontade. Qual valor você dá ao conhecer a vontade de Deus ao nível de praticá-la num processo diário e contínuo? Se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto; se procurar por sabedoria como que busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus (Pv 2:4). Discernimento é a experiência pessoal com a palavra encarnada: Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecer vocês, pedirão o que quiserem e lhes será concedido (Jo 15:7); é o privilégio de compreender a vontade específica de Deus.
Qual é o segredo para tanto? Qual a mágica? Bem, não há mágica, há um processo onde a palavra de Deus toma conta em um nível de comprometimento, que tudo em nossa vida passa a girar em torno do que Deus diz. Quais são os seus conteúdos? Estes serão os seus valores!
2. Recomeçar com sucesso é recomeçar com sensatez
Sensatez é agir com sobriedade, palavra ligado ao “bom siso”, também no verso 11: O bom siso te guardará e a inteligência te conservará, para te livrar do homem que diz coisas perversas, dos que deixam a vereda da retidão para andarem pelos caminhos perversos (Pv 2:11-13 – ARA). O bom senso ou bom siso, é agir como quem anda acompanhado pelo seu Deus, gente de propósito que faz o que faz acreditando em uma consequência maior. Vamos pensar em dois modos de agir com bom senso à luz dessa passagem.
Primeiro, protegidos de si mesmos em dias maus. Somos nosso pior inimigo, se como diz o ditado, “o peixe morre pela boca”, o ser humano sucumbe por meio de suas próprias intenções, inclinadas sempre para o mal. Segundo, protegidos dos que falam e fazem coisas perversas em dias maus. Jesus nos ensinou a orar para que o Pai nos livrasse do mal. O mal não é uma pessoa ou entidade, senão a manifestação de atitudes perversas, “não existe o mal em si, mas o malvado e perverso, assimilou Kivitz. Assim esse pedido de Jesus é intercessão pelo livramento de atitudes perversas que podem vir de nós para os outros, ou dos outros para nós. Recomeçar com sucesso é valorizar o bom senso, as boas palavras, falar e agir à luz da Presença.
3. Recomeçar com sucesso é recomeçar com integridade
Assim diz Pv. 2:7: Ele reserva a sensatez para o justo como escudo protege quem anda com integridade. Integridade tem a ver com completude, santidade, é um padrão que nos parece inalcançável! No entanto diante da Graça, santidade e integridade mas se parece com um novo tipo de coração lavado e remido pelo sangue de Cristo do que com a perfeição inexistente em nós.
Integridade é a disposição de perdoar os irmãos, de desviar o olhar e a atitude da imoralidade, de evitar que os pés se perca em meio às más companhias; ainda que nos sintamos incapazes de realizar efetivamente.  Qual a sua disposição para ser e fazer?
4. Recomeçar com sucesso é recomeçar no temor do Senhor
Cada valor tem como consequência Entender o que é temer ao Senhor (Pv 2:5). Além de terror e medo, a palavra temor significa respeito, reverência, admiração e piedade, quando se refere a Deus (Hb. Yare’) [1].
O temor é a experiência, o desejo de pessoalidade, não é o medo pois no amor não há medo, ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor (1Jo 4:18).
Não tenha medo, tenha amor, tenha temor! Recomece com temor, em experiência com Deus!
5. Recomeçar com sucesso é recomeçar com perseverança
O sábio lembra no texto que a sabedoria o fará andar nos caminhos dos homens de bem e a manter-se nas veredas dos justos (Pv 2:20). Começar um projeto ou um novo ano bem é uma coisa, continuar bem outra coisa bem diferente. Sobre se manter Davi declarou, que o Senhor o faria andar nas veredas da Justiça por amor do seu nome (Sl 23:3).
A palavra para perseverança aqui (Hb. Shamar), está relacionada a vigilância constante, a ter a incumbência de guardar algo valioso sob custódia [2]. Não há vida bem sucedida sem insistência naquilo que é realmente importante! Se você vai verdadeiramente recomeçar com Jesus, precisa estar consciente do “preço” que há na prática de expressões como: insistir, manter, aguentar, perseverar.
Recomece!
Não há nada de especial ou mágico na passagem de um ano para o outro. A diferença está no que fazemos com o dia de HOJE, seja ele 31°, 1°, etc.
O apelo da sabedoria do alto é: recomece mais um ano com discernimento, sensatez, integridade, temor a Deus e perseverança para permanecer no que aprendeu e experimentou de Deus!

[1] Dicionário Strong – 03372 “Yare’”
[2] Ibidem, H8104.
Sobre o Autor
Marciel Diniz Marciel é pastor nas cidades de Paranavaí, Adhemar de Barros e Querência do Norte, casado com Regina Dourado, Graduado em Teologia pela FATAP/SP e Filosofia pela Universidade Paranaense.

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0